A Peugeot vive uma nova fase no Mercosul desde a formação da Stellantis. Para aproveitar, a nova geração do 2008 será produzida na Argentina, ao lado do 208, para abastecer os mercados locais, que ainda vendem a primeira geração do SUV. E um protótipo camuflado já foi visto rodando na neve.
Este flagra criou uma grande curiosidade dos nossos colegas do Motor1.com norte-americano, mas nós sabemos bem que embaixo dessa camuflagem toda está nosso Peugeot 2008, inclusive pode ser a mesma unidade que foi vista rodando em São Paulo em dezembro do ano passado. Basta comparar rodas, camuflagem e até mesmo onde está cada adesivo, além dos admitidos e graus, para identificar que alguém realmente em 2023.
Esse teste mais extremo é comum. A Ram 1200 também foi vista por lá, indicando um “lote” de protótipos brasileiros indo passear na neve para testes mais complexos e, principalmente, de controles de tração e estabilidade, além da exposição ao frio extremo para teste de motores, transmissão e construção . Ainda mais se tratando de uma produção em uma fábrica diferente, é importante observar a construção e resistência.
Ao mesmo tempo, sabemos que nosso Peugeot 2008 não será idêntico ao europeu. Como feito no 208, será mais simples em acabamento para ter um preço competitivo dentro do segmento e deverá, finalmente, trocar o 1.6 aspirado pelo 1.0 turbo da Stellantis, com 3 cilindros e mais parecido com o 1.2 turbo usado na Europa em dimensões. O 1.3 turbo seria uma opção na versão mais cara, mas é uma grande dúvida nesse portfólio.

29 Fotos
Pelo processo acelerado de desenvolvimento, o novo Peugeot 2008 “Mercosul” será revelado entre o fim deste ano e o começo de 2024. Além disso, é importante para uma marca dentro do segmento de SUVs compactos atualizar o 2008, já bastante defasado, apesar do preço atraente.