Pilotar um carro esportivo com asas



Tampa, Flórida (CNN) — Quando se trata de pilotar um avião, não tenho experiência.

Na verdade, nunca pensei em tentar.

No entanto, enquanto sobrevoamos a Baía de Tampa, na Flórida, em uma linda manhã de novembro, assumo com entusiasmo os controles do ICON A5, um avião anfíbio de dois lugares que parece um carro esportivo, manobra como um jet ski e é tão intuitivo que o A empresa diz que mesmo um novato pode aprender a pilotá-lo em menos de 30 horas.

Com 23 pés de comprimento e pesando 1.510 libras, é conhecido como um avião esportivo leve.

Projetado para ajudá-lo a se concentrar na liberdade de voar sem se preocupar se o avião reagirá de forma imprevisível, não há nada igual no mercado.

Agora que estou no controle, todo o meu corpo fica tenso por uns bons cinco minutos. Estou realmente pronto para pilotar esta máquina nova e brilhante sozinho? Eu não tenho certeza.

No entanto, sinto conforto no fato de que o A5 foi construído especificamente para pessoas como eu e foi projetado para dirigir como um carro.

Além disso, o fato de o CEO e fundador da Icon, Kirk Hawkins, estar ao meu lado no cockpit também não faz mal. Ele pode assumir os controles a qualquer momento.

Até agora tudo bem.

Nós deslizamos suavemente pelo ar a cerca de 1.000 pés, e estou confortável o suficiente para apreciar a vista. Adorável Fort De Soto Park não decepciona.

Squiggles de dunas brancas sonhadoras são cercadas por água que parece que deveria estar no Caribe.

A Sunshine Skyway Bridge, com sua série de cabos de longo alcance, é igualmente impressionante.

A adrenalina ainda está correndo. E como acontece com a maioria das experiências surreais, as coisas ficam cada vez melhores.

Para começar, há outro ICON A5 à minha esquerda, que é emocionante por si só. Estamos voando em formação e meu trabalho é imitar seus movimentos. Você pensaria que isso seria intimidante, mas não é.

É simplesmente divertido.

Isso é música para os ouvidos de Hawkins. Ele é o cérebro por trás deste novo avião, uma ideia de 10 anos em construção.

Como ex-piloto de F-16 da Força Aérea e graduado da Stanford Business School, ele concentrou a maior parte de sua vida adulta em tornar o vôo esportivo disponível para as massas.

“A ideia para nós era criar um avião onde o ser humano médio pudesse sair e experimentar o mundo sem ter o fardo de se tornar um piloto profissional”, diz ele.

Portanto, faz sentido que o painel se pareça com o que você vê no seu carro. Existem apenas alguns medidores que eu não reconheço.

“É a abordagem da Apple para as coisas”, diz ele. “Você o humaniza e o torna intuitivo, fácil e legal.”

Ele está tão confiante que as pessoas vão querer pilotar (e comprar) seus aviões que acabou de abrir uma instalação de treinamento de voo no Aeroporto Peter O. Knight.

Localizado na Ilha Davis, a cinco minutos do centro de Tampa, é um lugar onde abundam a beleza e os veleiros.

O outro centro de treinamento da empresa fica em Vacaville, Califórnia, onde a ICON está sediada.

Olhos arregalados e janelas abertas

Às 9 da manhã, é hora de uma breve parada na água.

Hawkins assume os controles. Estive muito ocupado aprendendo a voar em formação (algo que não-pilotos tentam muitas vezes) e entrevistando Hawkins para sequer pensar em aprender a fazer um pouso na água. É algo que Hawkins me diz que a maioria das pessoas pode dominar em cerca de 30 minutos.

Alguns Gs negativos e curvas de 360 ​​graus depois e se torna um divertido passeio de montanha-russa no céu. Além disso, é um vôo ao ar livre, então eu ocasionalmente coloco meus braços para fora. Só porque eu posso.

A algumas centenas de metros acima da água, é fácil avistar um velejador acenando para nós, um bando de pelicanos e até arraias.

“Nós vamos parar aqui e parar e sair por um segundo”, diz ele.

Certamente ele está brincando, certo? Mas depois de pousar o avião na água, ele tira o cinto de segurança e percebo que não.

Segundos depois, ele abre o teto e nós subimos nas asas, que poderiam facilmente funcionar como trampolins. De repente, isso parece menos com um passeio de avião e mais como se eu estivesse em um barco tomando sol.

Tudo está encharcado em um tom dourado hipnotizante. Posso imaginar um piquenique na praia próxima. Ou pegar o avião em algum lugar para um acampamento remoto de fim de semana.

Como o avião tem um alcance de cerca de 430 milhas com o tanque cheio, ele é feito para fugas curtas.

“Essa coisa toda é sobre inspirar as pessoas”, explica ele. “Uma vez que você aprende a voar, você nunca mais será o mesmo. Você vai olhar para o céu de forma diferente, você vai olhar para o planeta de forma diferente.”

Projetado para tornar o voo simples

“As habilidades motoras primárias para operar um avião são muito fáceis”, Hawkins me diz. “Temos pessoas pousando sozinhas com um instrutor em seu primeiro dia, em 30 minutos.”

Dito isto, eles dedicaram um tempo meticuloso para projetá-lo para a segurança. O objetivo do recurso de fuselagem resistente ao giro é que, se o piloto cometer erros, o avião não perderá o controle.

Como backup, há um pára-quedas de avião completo.

“O recurso de resistência ao giro é importante, pois é o primeiro avião que a FAA considerou resistente ao giro”, diz Chris Dupin, instrutor de voo e oficial da Força Aérea dos EUA. “Um número significativo de fatalidades na aviação geral é de acidentes de perda de controle que envolvem um giro não recuperado na base até a curva final”.

Além disso, há o indicador de ângulo de ataque, algo que você normalmente não vê em uma aeronave leve. Ele mostra onde a asa está feliz (no verde) ou onde pode parar (no vermelho).

O trabalho do piloto é manter a asa dentro da seção verde ou amarela do medidor. Isso é parte do que torna as decolagens e aterrissagens na água tão fáceis de aprender.

Tornando-se um barnstormer

“Kirk Hawkins tem uma ideia extremamente criativa e inovadora para o treinamento de pilotos que é mais intuitivo; ensinando a sensação do voo primeiro e os princípios e a estrutura depois, não muito diferente de como as pessoas aprendem a dirigir”, diz Christine Negroni, veterana jornalista de aviação e autora de “Os detetives do acidente.”

“O mundo está enfrentando uma escassez de pilotos, então a ideia de ensinar de forma diferente, para que diferentes estilos de aprendizagem possam ser acomodados, poderia muito bem expandir o grupo de candidatos a pilotos.”

Nessa nota, cerca de 40% das pessoas que fizeram depósitos para o ICON A5 não são pilotos, o que significa que este avião está atraindo novatos na aviação.

Depois de uma hora e meia de voo, Hawkins nos coloca na pista do aeroporto, uma manobra que você pode enfrentar depois de dominar vários pousos na água. É um pouco mais complicado, pois requer mais precisão e conhecimento sobre ventos cruzados.

Nesse ponto, se eu fosse o dono deste avião, eu o ligaria a um trailer, dobraria as asas, levaria para casa e o estacionaria na garagem.

Obter algum tempo no ar

Se você quer seu próprio ICON A5, entre na fila. Mais de 1.800 clientes fizeram depósitos.

Para aqueles que não estão prontos para desembolsar US $ 207.000 para comprar um, há a opção de parar nas instalações de treinamento da ICON em Tampa ou nas instalações em Vacaville, Califórnia, para voar durante o dia.

A aula de introdução ao voo esportivo é de 1,5 horas por US$ 595. Para conseguir sua licença de piloto esportivo, você precisará gastar mais de 20 horas e os preços variam.

Sarah Sekula é uma escritora de viagens e apresentadora de vídeos de Orlando. Acompanhe suas aventuras @wordzilla e @wordzillapics.



CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.